realidade virtualNo início deste mês, a revista Pain Pathways Magazine publicou uma matéria especial sobre o uso da Realidade Virtual para o alívio da dor. A matéria acompanha o trabalho da pesquisadora e professora Dra. Diane Gromala, diretora do Pain Studies Lab e do Chronic Pain Research Institute, no Canadá.

Em sua primeira experiência com o uso de Realidade Virtual, Dra. Gromala, que sofre com dores crônicas desde 1984, chegou à conclusão de que se trata de algo superior à medicação. Na ocasião, ela pegou informações da ressonância magnética de seu tronco e as transformou em uma simulação 3D para tentar entender a origem de sua dor. Após a experiência, notou que durante todo o período, sua dor havia diminuído muito de intensidade e ela mal lembrava das sensações desagradáveis. Desde então, tem pesquisado o potencial deste novo recurso para aliviar diferentes tipos de dor.

Ainda não há consenso sobre os mecanismos através dos quais a Realidade Virtual impacta a dor. Uma hipótese é de que o recurso promove uma poderosa forma de distração da experiência de dor. Outra suposição é de que a Realidade Virtual afeta a maneira como a dor é processada no Sistema Nervoso Central. Outros estudos utilizam o recurso para dor do membro fantasma e investigam a sua influência nos nossos mapas cerebrais, ou seja, a representação corporal em nossos cérebros.

Dra. Gromala aponta que, segundo o nível atual de evidência científica, não há dúvidas de que a Realidade Virtual funciona para aliviar dores agudas. Diversas pesquisa apontam isso. Já o seu uso nas dores crônicas exige um trabalho mais apurado, devida a complexidade do problema. Dra. Gromala considera que este o momento perfeito para encarar tal desafio.

Surpreendentemente, a comunidade médica tem sido bastante aberta para o uso crescente de recursos de Realidade Virtual. Já há alguns recursos para dores agudas disponíveis para uso comercial. Já os recursos desenvolvidos para dores crônicas exigem um maior aperfeiçoamento antes de estarem disponíveis para a população.

Dra. Gromala e outros pesquisadores em diversos países têm se dedicado atualmente a realizar ensaios clínicos investigando o uso da Realidade Virtual em casos de dor crônica. Além disso, alguns sistemas têm sido distribuídos a clínicos e especialistas em dor para que alguns pacientes comecem a usá-los. Algumas companhias de tecnologia têm como meta desenvolver sistemas que sejam acessíveis a boa parte da população, ao invés de produtos caros, disponíveis para poucos.

Para ler a matéria completa em inglês, clique aqui 

Para conhecer o trabalho do Pain Studies Lab, clique aqui