pregabalina vs gabapentina

Gabapentina e Pregabalina são dois dos remédios mais utilizados no tratamento da dor do nervo ciático. Pela primeira vez, a utilização desses medicamentos foi colocada a prova em um estudo prospectivo de coorte. A pesquisa buscou comparar os níveis de dor, incapacidade e efeitos colaterais de 18 pacientes após 8 semanas de tratamento com cada medicamento.

Os principais critérios para inclusão no estudo foram dor há mais de 3 meses, com irradiação para uma perna, e idade superior a 18 anos. 

Os pacientes foram aleatoriamente incluídos em um de dois grupos. Um grupo recebeu primeiro a Gabapentina (400 a 800 mg 3 vezes por dia). O outro grupo, Pregabalina (150 a 300 mg 2 vezes ao dia). Cada tratamento durou 8 semanas. Logo após as 8 semanas, os grupos ficaram uma semana sem medicação e na sequência, começaram a tomar o outro medicamento. Com isso, ambos os grupos tomaram os dois medicamentos, apenas a ordem em que tomaram foi diferente para os grupos.

O estudo foi realizado por pesquisadores australianos e os resultados foram publicados no site do periódico JAMA Neurology no dia 15/10.

Ambas as medicações geraram reduções significantes nos níveis de dor e incapacidade. A média de redução da dor foi maior para a Gabapentina (7,54 para 5,82) do que para a Pregabalina (7,33 para 6,38). A redução nos níveis de incapacidade foi semelhante para as duas medicações. Já quanto aos efeitos colaterais, estes foram mais frequentes com o uso de pregabalina (31) do que gabapentina (7), principalmente quando a pregabalina foi usada antes.

Os autores concluíram que ambas as medicações foram eficazes para a dor do ciático, porém a Gapabentina apresentou resultados superiores, com menores índices de dor e menos efeitos colaterais.

Para ler mais sobre dor do ciático, clique aqui