yoga e dor crônicaEstudos no mundo inteiro têm apontado a Yoga como um dos recursos que mais auxiliam pacientes com dor crônica. A prática regular traz inúmeros benefícios, como auxiliar no gerenciamento do stress, promover melhora na postura e maior consciência corporal e emocional. No post de hoje, vamos abordar estes aspectos.

A Yoga é uma prática que surgiu na Índia há milhares de anos e abrange muitas linhas diferentes. O termo Yoga significa união. Praticantes das mais diversas linhagens buscam um estado de maior integração - integração entre corpo e mente, harmonia com o mundo, com o universo, equilíbrio interno e externo.

No ocidente, a forma de Yoga mais conhecida é a Hatha Yoga, que busca promover uma maior consciência corporal e emocional através de posturas, exercícios respiratórios e meditação. Com as posturas, os âsanas, o praticante busca manter a estabilidade e proporcionar conforto, obtendo uma maior consciência corporal. Os exercícios respiratórios (prânâyâmas) promovem um estado de maior equilíbrio fisiológico, harmonizando corpo e mente. A meditação proporciona maior atenção, consciência e auto-conhecimento.

Com os inúmeros benefícios que traz para seus praticantes, a Hatha Yoga foi incorporada no ocidente como uma prática complementar de Saúde. Pesquisas no mundo inteiro apontam a eficácia desta prática na prevenção de problemas de saúde e no tratamento de diferentes doenças. A dor crônica é uma condição que exige um tratamento complexo, abarcando diferentes recursos que abordem o sujeito de uma maneira integral.

Já abordamos em posts anteriores o quanto a dor crônica está diretamente relacionada ao stress. Isto porque a dor por si só já é um estressor. Por outro lado, o stress piora a dor e prejudica seu enfrentamento. A prática de Yoga comprovadamente diminui o nível de stress de seus praticantes. Além disso, as posturas (âsanas) aliviam a tensão muscular, promovendo ao mesmo tempo força e flexibilidade dos músculos.

Outro recurso importante dos âsanas é promover no seu praticante uma maior consciência a respeito de sua própria postura corporal. A partir daí, a pessoa passa a buscar um maior alinhamento e acaba mudando e evitando certas posturas que possam trazer mais dor e desconforto. Uma melhor postura evita compressões de tendões e ligamentos, prevenindo diversas doenças relacionadas à dores crônicas.

Através das técnicas da Hatha Yoga e da consciência que ela proporciona, muitos praticantes também melhoram o sono, conseguindo um estado muito maior de relaxamento durante a noite.

As práticas respiratórias promovem um maior equilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo, diminuindo a atividade simpática, ligada à resposta de luta ou fuga, e intensificando a parassimpática, que promove um maior relaxamento.

Um trabalho canadense, publicado na revista Pain Research & Management analisou 8 estudos sobre a prática de Yoga para dores crônicas na coluna lombar, abrangendo um total de 743 sujeitos. O artigo concluiu que a prática obteve efeitos consideráveis na diminuição dos níveis de incapacidade e dor.

Outro estudo buscou analisar a eficácia da Yoga no manejo do stress. Ao todo, foram analisados 17 artigos de diferentes países. Segundo os autores, 12 deles demonstraram mudanças psicológicas consideráveis relacionadas ao stress.