medicaçõesA edição de julho de 2016 da revista Pain traz um estudo importante para o tratamento da Fibromialgia. Pesquisadores da Queens University, no Canadá, concluíram que Pregabalina e Duloxetina, dois medicamentos comumente prescritos para a Fibromialgia, são mais efetivos quando usados em conjunto do que separadamente.

A Pregabalina é um anticonvulsivante e a Duloxetina é um antidepressivo. Ambos já haviam demonstrado individualmente resultados efetivos para Fibromialgia, porém esta foi a primeira vez que a combinação entre esses medicamentos foi estudada. Os resultados apontam resultados significantes não só para o alívio da dor, como também para aspectos funcionais físicos e qualidade de vida em geral.

Participaram do estudo 41 pacientes com fibromialgia. Como esta é uma amostra considerada ainda relativamente pequena, os autores apontaram a necessidade de serem realizadas pesquisas maiores, com a participação de mais sujeitos, para investigar se serão confirmadas as conclusões deste primeiro estudo.

Apesar dos resultados favoráveis da pesquisa, é muito importante salientarmos que há uma grande variação na apresentação de cada caso específico de Fibromialgia. Por isso, para apontar com segurança qual é a melhor medicação a ser usada em cada caso especificamente é fundamental que seja realizada uma avaliação médica com um profissional especializado no tratamento da dor.

Para acessar o estudo original, publicado na revista Pain, clique no link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26982602

Para entender melhor sobre a Fibromialgia, leia o nosso post sobre este assunto: http://www.singular.med.br/midia/blog/322-fibromialgia.html