sacroilíacaNeste post, Dr. André Marques Mansano, Médico de Dor da equipe do Singular, esclarece dúvidas sobre a dor da articulação sacroilíaca.

O QUE É A ARTICULAÇÃO SACROILÍACA?

A articulação sacroilíaca é uma grande articulação localizada entre o sacro e o osso da bacia (ilíaco). O seu acometimento é responsável por 16 a 30% das dores lombares crônicas e seu diagnóstico é frequentemente negligenciado.

COMO É A DOR ORIGINADA DA ARTICULAÇÃO SACROILÍACA?

A grande maioria dos pacientes referem dores na região glútea mas grande parte dos pacientes referem dores na região lombar baixa. Alguns paciente podem experimentar dores na virilha e membros inferiores. É muito comum em pacientes que sofreram queda sobre a região glútea ou em pacientes que fizeram cirurgias de coluna.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA DOR DA SACROILÍACA?

A história clínica e o exame físico, bem como alguns exames de imagem (ex. tomografia e ressonância) podem sugerir a sacroilíaca como a fonte de dor do paciente mas apenas o bloqueio diagnóstico pode confirmar a suspeita. É fundamental que investigue algumas doenças que podem cursar com inflamação da articulação sacroilíaca (ex.psoríase)

O QUE É BLOQUEIO DIAGNÓSTICO?

O bloqueio diagnóstico consiste na infiltração de pequenas quantidades de anestésicos e anti-inflamatórios na articulação sacroilíaca. A infiltração deve ser obrigatoriamente guiada pelo raio-x ou ultrassom, para termos a certeza que foi feita de modo correto.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?

O tratamento do paciente com dor da articulação passa pelo emprego de medicamentos específicos e por uma fisioterapia especializada. O uso dos tratamentos intervencionistas é uma arma importante, podendo ser realizadas infiltrações com anestésicos, anti-inflamatórios e ácido hialurônico (uma espécie de lubrificante) e até mesmo a ablação dos nervos que são responsáveis pela dor. Em casos de inflamação causada por alguma doença específica (ex. psoríase), o tratamento dever ser individualizado.