SolA Revista científica “Pain” de fevereiro publicou um recente estudo indicando que suplementos de Vitamina D podem ser uma ótima alternativa quanto ao custo-benefício no tratamento de pacientes com Fibromialgia.

A vitamina D é produzida pelo corpo quando a pele fica exposta à luz solar. Com a pouca exposição das pessoas ao Sol nos tempos atuais, a deficiência de Vitamina D tem sido considerada uma epidemia mundial, acarretando diversos problemas na saúde das pessoas.

Os pesquisadores do Orthopedic Hospital Vienna Speising, liderados pelo Dr. Florian Wepner, tinham como objetivo estudar a relação entre Vitamina D e a dor da Fibromialgia. A pesquisa envolveu 30 mulheres com Fibromialgia, que também apresentavam níveis baixos de Vitamina D. Apenas parte do grupo recebeu a suplementação. O grupo controle recebeu medicação placebo.

Para identificar os níveis de Vitamina D em cada sujeito, os pesquisadores mediram a quantidade de Calcifediol, um pré-hormônio produzido no fígado e convertido em Calcitriol, a forma ativa da Vitamina D.

Participaram do estudo pessoas com níveis de Calcifediol no sangue considerados baixos (abaixo de 32ng/ml). Parte desse grupo tomou suplemento durante 20 semanas e recebeu avaliação médica por 25 semanas. O objetivo do tratamento foi aumentar o nível de Calcifediol para índices de 32 a 40 ng/ml.  A reavaliação aconteceu 24 semanas após o término do tratamento.

O grupo que tomou o suplemento reportou índices menores de dor e de fadiga pela manhã do que as pessoas que não tomaram. Os pesquisadores concluíram que os dados são promissores, indicando que a suplementação de Vitamina D pode ser um recurso seguro e acessível para pacientes com Fibromialgia, em complementaridade com outros recursos importantes para o tratamento da Síndrome, como as terapias multimodais, físicas e comportamentais.

Outra indicação que parte desse estudo é que médicos monitorem com regularidade o nível de Vitamina D de seus pacientes fibromiálgicos, especialmente no inverno. Os autores ainda alertam que os pacientes que participaram do estudo receberam orientação médica durante todo o estudo e que os benefícios demoram alguns meses para aparecer. Assim, para qualquer suplementação de Vitamina D, é necessário que a pessoa procure um médico, pois uma administração inadequada pode até levar a um quadro de intoxicação.

Para acesso ao artigo original, o link é: http://www.painjournalonline.com/article/S0304-3959(13)00541-1/abstract