O principal sintoma da Fascite Plantar é dor na planta do pé, principalmente próximo ao calcanhar. A dor costuma ser pior ao levantar da cama, pela manhã, ou após ficar em pé por muito tempo. Trata-se da inflamação de uma banda fibrosa e firme chamada fáscia plantar, que fica na sola do pé e conecta o calcâneo (osso do calcanhar) aos dedos. Além de servir como um suporte para o arco do pé, a fáscia também absorve o impacto dos pés.

As principais causas para a inflamação da fáscia plantar são traumas repetitivos no local, o que gera microlesões. As pessoas mais propensas a desenvolver Fascite Plantar são pessoas com excesso de peso, pés planos, ou que trabalham muito tempo de pé ou caminhando. Como a condição é muito relacionada ao impacto nos pés, é muito frequente afetar corredores.

 O ideal é que a pessoa procure consultar com um médico especialista em dor logo que perceber os primeiros sintomas. Se não for tratada logo, a Fascite Plantar pode se complicar, dificultando a recuperação.

O tratamento da Fascite Plantar costuma envolver repouso durante algum período, o uso de calçados adequados, palmilhas, medicação analgésica e exercícios específicos. Em casos de dor mais intensa, os bloqueios com corticosteroides auxiliam na diminuição dos sintomas de dor e ajudam a pessoa a voltar mais rapidamente para suas atividades. Um recurso que tem sido cada vez mais utilizado é a Terapia por Onda de Choque, pois além de ser pouco invasivo, tem obtido excelentes resultados. Para casos mais difíceis, algumas opções são a Radiofrequência do Nervo Calcâneo Inferior e o Plasma Rico em Plaquetas (PRP).

Equipo Interdisciplinario

 

Dra. Gabriela de Lima Freitas

Dra. Gabriela de Lima Freitas

Psiquiatra y acupuntora.

 

 
Ana Paula Cachola Carvalho

Ana Paula Cachola Carvalho

Psicóloga.

 

 
José Luiz Dias Siqueira

José Luiz Dias Siqueira

Psicólogo.

 

 

 

Sílvia Maria Bordignon da Costa

Sílvia Maria Bordignon da Costa

Enfermera.

 

 
Raquel Valentim

Raquel Valentim

Enfermera.

 

 
Luciana Magri

Dra. Luciana Magri

Nutricionista.

 

 

 

Dr. Rodrigo Antunes de Vasconcelos

Dr. Rodrigo Antunes de Vasconcelos

Fisioterapeuta.

 

 
Juliano Xidieh

Juliano Xidieh

Fisioterapeuta.