O principal sintoma da Fascite Plantar é dor na planta do pé, principalmente próximo ao calcanhar. A dor costuma ser pior ao levantar da cama, pela manhã, ou após ficar em pé por muito tempo. Trata-se da inflamação de uma banda fibrosa e firme chamada fáscia plantar, que fica na sola do pé e conecta o calcâneo (osso do calcanhar) aos dedos. Além de servir como um suporte para o arco do pé, a fáscia também absorve o impacto dos pés.

As principais causas para a inflamação da fáscia plantar são traumas repetitivos no local, o que gera microlesões. As pessoas mais propensas a desenvolver Fascite Plantar são pessoas com excesso de peso, pés planos, ou que trabalham muito tempo de pé ou caminhando. Como a condição é muito relacionada ao impacto nos pés, é muito frequente afetar corredores.

 O ideal é que a pessoa procure consultar com um médico especialista em dor logo que perceber os primeiros sintomas. Se não for tratada logo, a Fascite Plantar pode se complicar, dificultando a recuperação.

O tratamento da Fascite Plantar costuma envolver repouso durante algum período, o uso de calçados adequados, palmilhas, medicação analgésica e exercícios específicos. Em casos de dor mais intensa, os bloqueios com corticosteroides auxiliam na diminuição dos sintomas de dor e ajudam a pessoa a voltar mais rapidamente para suas atividades. Um recurso que tem sido cada vez mais utilizado é a Terapia por Onda de Choque, pois além de ser pouco invasivo, tem obtido excelentes resultados. Para casos mais difíceis, algumas opções são a Radiofrequência do Nervo Calcâneo Inferior e o Plasma Rico em Plaquetas (PRP).