teste para fibromialgiaUm laboratório norte-americano anunciou neste mês o lançamento de um teste de sangue, que utiliza uma análise do RNA para detectar a fibromialgia rapidamente e auxiliar profissionais de saúde no processo diagnóstico. O laboratório afirma que o teste tem uma precisão de 94%.

O teste, chamado de IsolateFibromyalgia, utiliza uma amostra simples do sangue para detectar se o padrão de expressão genética do paciente é consistente com a Fibromialgia. Para aprimorar o teste, os pesquisadores do laboratório analisaram 600 amostras de sangue de pessoas que sofrem com uma variedade de condições de saúde que podem ser confundidas com fibromialgia, como artrite reumatoide, lúpus sistêmico e depressão.

A análise de RNA tem sido cada vez mais usada em testes diagnósticos, pois, ao contrário do DNA que pode levar a uma previsão do risco de se contrair determinada doença, o RNA mostra o que acontece naquele momento nas células do paciente. O teste costuma demorar cerca de 7 dias para o resultado ser entregue ao paciente.

A questão do diagnóstico da fibromialgia é polêmica. Atualmente, grande parte das pessoas que sofrem com dores generalizadas são diagnosticadas como fibromiálgicas, mas nem sempre este diagnóstico é feito de forma precisa.

Para entender mais sobre fibromialgia, clique aqui