relação dor no pé e dor no joelho e quadril

Pesquisadores do Hospital for Special Surgery (HSS) e de Harvard sugeriram novos guidelines para avaliação e tratamento de dores nos pés. A sugestão se baseou em um novo achado científico deste próprio grupo, que apontou uma forte correlação entre dor nos pés e dores no joelho e no quadril. A pesquisa foi publicada em julho, no Journal of the American Podiatric Medical Association.

Participaram do estudo 2.181 pessoas entre 2002 e 2008, que completaram questionários abordando dores nos pés, nos joelhos e nos quadris. Os pesquisadores encontraram uma associação significativa da dor nos pés com dores nos joelhos e também com dores nos quadris.

Para compreender melhor o resultado do estudo, é importante entender o conceito de cadeia cinética, ou seja, a noção de que os ligamentos e seguimentos do corpo tem efeitos uns sobre os outros durante o movimento. Estes efeitos podem ter um papel fundamental em diferentes tipos de dor. No caso do pé, por exemplo, se a sua capacidade de absorver o choque é alterada, outras partes do corpo serão afetadas.

A partir dos achados, os autores sugerem que os médicos e fisioterapeutas que forem avaliar um paciente com dor no pé, sempre investiguem possíveis dores no quadril ou joelho.

Para ler o artigo original em inglês, clique aqui