ansiedade depressão e dor crônica em spUma importante pesquisa realizada na cidade de São Paulo com 5.037 pessoas procurou associações em um período de 12 meses entre transtornos de humor e de ansiedade com condições físicas crônicas. Os pesquisadores também buscaram identificar a influência de dados demográficos sobre essas associações.

O estudo, uma colaboração entre pesquisadores da Columbia University, da USP e da Universidade Federal do Espírito Santo, faz parte da “São Paulo Megacity Mental Health Survey Sample”, grande estudo transversal realizado nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Entre os transtornos de humor, o mais significativo é a Depressão. Outro exemplo de transtorno de humor é o Transtorno Afetivo Bipolar. Entre os transtornos de ansiedade mais prevalentes estão o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e o Transtorno do Pânico.

Os resultados mostram que há uma grande comorbidade entre transtornos de humor e de ansiedade e dor crônica. Entre pacientes com transtornos de humor, 48,9% apresentam dor crônica. Já entre pessoas com transtornos de ansiedade, a comorbidade com dor crônica é de 44,9%.

De todas as condições crônicas de saúde, a dor crônica foi a que apresentou maior associação com os transtornos de humor e de ansiedade. Outras condições crônicas que foram avaliadas no estudo foram as doenças respiratórias e cardiovasculares, hipertensão, câncer, entre outras.

A coleta de dados foi realizada entre 2005 e 2007. A idade média da amostra do estudo foi de 41,5 anos e 56,6% da amostra eram do sexo masculino.

Para ler uma versão prévia do manuscrito aprovado pelo periódico, clique aqui http://www.jad-journal.com/article/S0165-0327(17)30836-4/fulltext