dor natalPara muitas pessoas, o fim de ano é um período estressante. Para pessoas com dor crônica, pode haver um elemento a mais para se preocupar. Muitos se deparam com o desafio de conseguir participar das festividades e estar reunido com os familiares e as pessoas mais próximas sem que isto traga mais dor e sofrimento.

Muitas pessoas, ao pensar que não conseguirão enfrentar este desafio, acabam evitando qualquer encontro ou reunião – o isolamento nesta época pode gerar sentimentos de desesperança e uma sensação ainda maior de incapacidade. O post de hoje apontará algumas ideias a respeito de atitudes simples que podem ajudar as pessoas a aproveitarem o que este período tem de melhor: a celebração e o convívio com pessoas que são importantes para nós.

O ano está chegando ao fim e, com isso, se aproximam as festas de fim de ano. Para muitas pessoas, este é um período que traz muitas emoções, lembranças, planejamento. Muitos desses elementos podem ser estressantes para nós – nem sempre as lembranças são boas, nem sempre nos sentimos capazes de realizar o que desejamos. Ao mesmo tempo, esta época pode nos trazer diversos momentos prazerosos e de realizações: o contato com pessoas que gostamos, a comemoração por algumas conquistas no ano, o sonho em realizar novas conquistas no ano que se aproxima.

Para as pessoas que convivem diariamente com a dor, este período traz alguns desafios a mais. Certos questionamentos costumam aparecer nesta época: “será que vou conseguir participar da festa?”, “se eu estiver com muita dor as pessoas podem achar que eu não estou gostando, podem ficar tristes por eu não estar bem”, “se não conseguir comprar presentes, as pessoas vão ficar chateadas comigo”. Como agir em relação a questões tão difíceis? Uma matéria da revista americana Pain Pathways aponta 4 atitudes que podem ajudar muito neste sentido. Confira um infográfico que fizemos com as dicas da revista:

festas de final de ano

Para ler a matéria completa, em inglês, na revista Pain Pathways, o link é: http://www.painpathways.org/holidays/