exercício físico e artrose

Uma revisão sistemática da Cochrane publicada no British Journal of Sports Medicine concluiu que programas terapêuticos de atividade física reduzem a dor e melhoram a função das articulações de pessoas com osteoartrite (artrose) nos joelhos. O estudo foi realizado por pesquisadores do Reade - Centro de Reabilitação e Reumatologia, da Holanda, e analisou os resultados de 55 ensaios clínicos randomizados que comparavam pacientes com artrose que participavam de programas de exercícios físicos com pacientes com a mesma condição, porém que não faziam exercícios.

Os programas analisados variaram em tipo, duração e intensidade dos exercícios. De maneira geral, eles conseguiram reduzir significativamente a dor e promoveram uma melhora moderada na função imediatamente após o tratamento. Alguns estudos ainda apontaram uma melhora significativa na qualidade de vida dessas pessoas. Doze artigos mediram se os resultados se mantinham 6 meses após o programa e concluíram que a redução da dor permanecia.

A osteoartrite, ou artrose, é um transtorno das articulações, caracterizado por degeneração da cartilagem e uma resposta óssea nas estruturas vizinhas. Os principais sintomas são dor, inchaço e redução da movimentação. As partes do corpo mais atingidas costumam ser mãos, joelhos, quadril ou coluna. Os principais fatores de risco são lesão na articulação, excesso de peso e idade.

Os estudos analisaram programas terapêuticos de exercícios. Portanto, recomedamos que pessoas com dor crônica, antes de começarem atividades físicas regulares, consultarem o seu médico e fisioterapeuta para avaliar os exercícios mais indicados e evitar as atividades que possam gerar problemas futuros. Contar com a ajuda de um profissional de educação física na realização das atividades e no planejamento do programa de exercícios também pode ser uma ferramenta muito valiosa. 

Para quem quer checar o estudo original, o link é: http://bjsm.bmj.com/content/early/2015/09/24/bjsports-2015-095424.short?rss=1