memória

 

Na semana passada, nós abordamos a forte relação que existe entre dor crônica e problemas de memória. Hoje, falaremos sobre algumas dicas simples que podem ajudar a melhorar os recursos cognitivos, incluindo a memória, e evitar problemas maiores que interfiram em sua qualidade de vida.

 

UMA TAREFA POR VEZ, EM SEU MELHOR MOMENTO

Problemas com memória costumam se acentuar significativamente quando se realiza mais de uma tarefa por vez. Estudos apontam que o cérebro gasta muita energia para ficar alternando a atenção para diferentes atividades simultâneas. Portanto, busque priorizar suas tarefas e faça uma por vez, com atenção focada no que você está fazendo no momento, ou seja, limite as distrações enquanto faz uma tarefa.

Além disso, pessoas com dor crônica costumam ter um período melhor do dia. Por exemplo, algumas pessoas dizem que ficam mais concentradas e se sentem mais dispostas de manhã. Defina qual é o seu melhor período do dia e separe as tarefas que requerem mais atenção e energia para este período.  

 

ORGANIZE-SE

Muitas dificuldades de memória estão relacionadas com a falta de organização. Há uma chance muito maior de você se esquecer as coisas se sua casa estiver desorganizada. Para resolver este tipo de problema, procure estabelecer locais determinados para guardar cada coisa. Por exemplo, se você guardar as chaves sempre no mesmo local da casa não precisará perder tempo toda a vez procurando onde você as deixou. O mesmo vale para outros itens, como carteira, bolsa, medicamentos ou até mesmo o seu celular.

Outra dica importante em relação à organização é manter uma lista diária de “coisas a fazer”. Se sua memória não anda muito boa, não é aconselhável confiar demais nela para lembrar de suas tarefas, certo? Sua lista pode ser feita em um bloco de notas, em uma agenda ou no seu celular. Hoje em dia, há bons aplicativos que podem te ajudar a fazer listas de tarefas, como Google Keep ou Wunderlist.

 

DURMA BEM 

O sono tem um papel fundamental na consolidação da memória. Se você não tem conseguido dormir bem, converse com o seu médico sobre isso. Outro recurso que você pode utilizar são as dicas de higiene do sono, que são estratégias relativamente simples, baseadas em pesquisas científicas que podem ajudar você a ter um sono de melhor qualidade. Para saber mais sobre essas dicas, clique aqui .

 

EXERCITE O SEU CORPO

Exercícios físicos ajudam a promover um equilíbrio químico no seu cérebro, protegendo a sua memória. Uma pesquisa da Universidade de Columbia, na Inglaterra, identificou que a prática regular de exercícios aeróbicos, como caminhada e bicicleta, aumenta o tamanho do hipocampo, área cerebral relacionada a memória e aprendizado. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA recomenda por semana 150 minutos de exercício aeróbico moderado, como caminhada, ou 75 minutos de exercício mais vigoroso, como corrida, preferencialmente espaçados ao longo da semana. Se a caminhada for feita praticamente todos os dias da semana, esse total poderiaser dividido em pouco mais de 20 minutos diários. Se a sua atual condição física não permite este tempo de exercício, comece de forma mais suave. Dez minutos de caminhada por dia já podem fazer uma grande diferença em seu estado atual de saúde. Aos poucos, você poderá aumentar a atividade gradualmente, como por exemplo, acrescentar 5 minutos de atividade a cada semana.

 

EXERCITE A SUA MENTE

A meditação é um dos exercícios mais eficazes para melhorar a sua memória e vários outros aspectos cognitivos. Programas de Mindfulness, ou Atenção Plena, que utilizam recursos da meditação para a promoção de saúde, têm demonstrado resultados surpreendentes neste sentido. Além disso, atividades simples, como fazer palavras cruzadas e exercícios de lógica ajudam a turbinar o seu cérebro. Aprender a tocar um instrumento musical também pode ser um ótimo exercício para promover diversas habilidades mentais, inclusive a memória.

 

FALE COM O SEU MÉDICO

Se os seus problemas de memória têm lhe preocupado muito e afetado significativamente a sua rotina, converse com o seu médico. Algumas medicações podem ter este efeito colateral e o seu médico poderá propor ajustes. Por outro lado, algumas medicações podem ajudar na melhora da memória e você poderá discutir com ele quais são as suas opções. Além disso, o seu médico poderá investigar algumas outras possíveis causas para os problemas de memória ou encaminhar você para uma outra especialidade que aborde mais especificamente o problema.

 

Fontes:

Matéria no site da clínica Mayo: http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/healthy-aging/in-depth/memory-loss/art-20046518

Post no Blog da Revista Pain Pathways: http://www.painpathways.org/10-ways-improve-memory-fibromyalgia/

Post no “Harvard Health blog” sobre exercícios físicos e melhora da memória: http://www.health.harvard.edu/blog/regular-exercise-changes-brain-improve-memory-thinking-skills-201404097110

Matéria no “Harvard Men’s Health Watch”: http://www.health.harvard.edu/mind-and-mood/worried-about-your-memory-take-action